Escolha uma Página

Objetivos, ementa e bibliografia 2016

Realização de festivais, cineclubes e mostras em cinema e audiovisual

Prof. Márcio Blanco (marcio_blanco@hotmail.com)

Prof. Leocadio (leocadio@vm.uff.br)

Objetivos

A disciplina tem o objetivo de desenvolver uma reflexão teórica e prática sobre a atividade de planejamento e realização de mostras audiovisuais com ênfase em cineclubismo, organização de festivais e mostras no cinema e na internet.

Ementa

Reflexão sobre noções de cultura, representação, autoria, estética e memória, inerentes ao processo de idealização e elaboração de mostras audiovisuais. O papel do curador na elaboração da programação. O espectador e a organização de debates.

Análise de textos técnicos e conceituais nas áreas de cineclubismo, festivais e internet. Desenvolvimento de projetos de mostras em escolas e na internet

 

Bibliografia

BRAGA, José Luiz. Experiência estética & mediatização. In: Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: autêntica, 2010

CORREA, Pedro. Festivais de cinema e a internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes. São Paulo: UNIMONTE. 2016

FOUCAULT, Michel. Que és un autor? Córdoba: Litoral, 1998.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n.2, p.17-46, jul./dez., 1997.

____________ . Notas sobre a desconstrução do popular. In: Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003

HUYSSEN, Andréas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela Memória. Arquitetura, Monumentos, Mídia. RJ: Aeroplano, 2000 p. 9-40 Disponível em https://pt.scribd.com/doc/60437331/TEORICO-Huyssen-Seduzidos-pela-memoria-completo-em-portugues

NEPOMUCENO, Milena. Formação do curador nos festivais de cinema. São Paulo: CELACC/USP, 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização) Disponível em http://www.usp.br/celacc/formacao-curador-festivais-cinema

OBRIST, H. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

PARAGUASSÚ, Carolina. Apostila oficina de formação cineclubista. Campo Grande: Semacine, 2013

RAMOS, A. (org) Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre: Zouk, 2010.

RANCIERE, J. A. A partilha do sensível. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.

_________.  O Espectador Emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Skip to content